Minha opinião sobre opiniões

Oh, internet, maravilha do novo mundo. Entre as várias coisas que ela proporcionou, uma delas é uma maior divulgação de opiniões. Assim qualquer pessoa pode compartilhar com outros suas opiniões ou reclamar das opiniões alheias, deixando suas sábias palavras que podem ser vistas por um número indeterminado de pessoas.

Esse é um assunto que estou querendo falar há muito tempo, mas por isso frequentemente se derivar de uma irritação temporária, acabava sendo mais agressivas que gostaria e depois desistia de falar. Eu tenho minhas opiniões, e por mais que queira ser neutra tenho minhas inclinações, mas tento não ser tão impulsiva ou desrespeitosa, embora minha impaciência e ironia possam me fazer um tanto seca. No mínimo tento ser autoconsciente.

Frequentemente as pessoas não pensam muito antes de escrever na internet. Espontaneidade faz parte. Mas essa impulsividade somada com a falada falta de empatia num ambiente virtual contribui para o aparecimento da grosseria e desrespeito humano. E uma das coisas que não falta na internet é grosseria.

Eu evito escrever coisas em redes sociais. Quando eu deparo com uma fala que considero idiota eu penso por que acho ela idiota e o que poderia responder. E então não escrevo nada. Considero isso um hábito mais saudável do que começar discussões inúteis, e evita que você acabe dizendo besteira em público virtual.

Afinal, por que as pessoas gostam de opinar? Basicamente o principal objetivo é só se expressar. Existe às vezes uma intenção de convencer os outros, mas isso é algo difícil de acontecer, e com o comum discurso agressivo parece não haver qualquer intenção em fazê-lo. Frequentemente se quer dizer como você está certo e os outros estão errados.

Na verdade, opiniões são incrivelmente inúteis. É apenas em casos de uma grande ressonância, formando uma opinião pública, que tais opiniões começam a ter maior relevância, se chegam a ter maior aplicabilidade. É nos poucos casos que essas opiniões geram ações que podem de fato mudar algo e tem maior impacto no mundo. Mas na maioria das vezes só servem pra expressar sua visão de mundo e reclamar de ou ofender os que pensam de modo diferente.

Realmente, o que a sua opinião iria acrescentar? Muita das opiniões são meramente repetições de discursos. Mesmo o que estou dizendo provavelmente já foi dito por muitas outras pessoas, e muitos podem ter dito de uma maneira melhor. Mas pessoas gostam de falar e se expressar, e a internet é uma boa plataforma pra isso.

Enquanto se manter uma postura relativamente respeitável, compartilhar sua opinião pode servir como uma troca de ideias, que teria algo de produtivo. A opinião alheia pode corresponder à sua, reforçando ou desenvolvendo ideias que você já tem, ou ser diferente, mostrando outro ponto de vista, que mesmo que você não concorde serve pra mostrar como outras pessoas podem pensar diferente de você. Eu que gosto de pensar e discutir ideias gosto disso, mas frequentemente fico frustrada por quão facilmente as pessoas abandonam respeito e lógica nas discussões.

Para haver uma discussão deveria haver uma disposição para entender o ponto de vista alheio. Mas isso é bem difícil de acontecer. Muitas das discussões se limitam a atacar aqueles que discordam de você, preferencialmente tratando-os como se fossem idiotas. É mais confortável se limitar a ver opiniões parecidas, criando uma zona de conforto que não desafia suas ideias. Também é fácil apontar para os extremistas dos que discordam de você, generalizando para poder retratar todos eles como imbecis. Adultos deveriam ser capazes de manter seus ideais mesmo quando desafiados, usando a razão enquanto possível.

Às vezes eu queria que as pessoas desenvolvessem mais um pensamento crítico. Mas querer que todas as pessoas sejam bem críticas é mais irrealista do que querer que todos sejam marombados. Pensar é uma das tarefas mais cansativas, e crítica é ainda mais desgastante e necessita de conhecimento prévio. Conhecer profundamente muitos assuntos é impossível. Admitir a própria ignorância já é um grande passo.

Talvez a minha falta de posicionamento me faça algo como aquelas pessoas que não tem opinião nenhuma, parecendo vazias ou inseguras demais para ter uma. Ou pior, minha falsa neutralidade me faça uma daquelas pessoas que se finjam razoáveis, mas na verdade estão sendo tão irritáveis quanto as pessoas de que reclama e até mais arrogantes. Me policio nisso.

Mas isso é só minha opinião.

Fonte da imagem

Leave a Reply

